Instaladas em maio deste ano em 12 bairros, as novas Academias da Terceira Idade, adquiridas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso por solicitação da Prefeitura de Caraguatatuba, já sofreram atos de vandalismo.
A Prefeitura instalou 15 kits que contemplam os seguintes aparelhos: multiexercitador 6 funções, simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo, simulador de esqui duplo, simulador de remo individual, cadeira pressão de pernas Leg Press duplo, volante de rotação diagonal duplo, volante de rotação vertical duplo, alongador 3 alturas e simulador de surf duplo.
Foram contemplados os bairros Capricórnio III, Massaguaçu, Pontal Santamarina, Martim de Sá, Travessão, Pegoreli, Cidade Jardim, Porto Novo, Centro, Olaria, Rio do Ouro e Tinga.
Relatório realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência aponta que dos 15 kits instalados, pelo menos um aparelho em cada bairro apresentou problemas após atos de vandalismo.
Os aparelhos já apresentaram várias peças danificadas, rodas e parafusos arrancados, situações que puderam ser observados numa fiscalização. Os equipamentos instalados no bairro Massaguaçu são os que apresentaram mais itens danificados.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo, lamenta os atos de vandalismo. “Os equipamentos são novos e foram solicitados pelos idosos para se exercitarem ao ar livre. É muito triste ver a situação e termos que isolar ou retirar equipamentos por falta de conscientização das pessoas”, comenta.
Para aquisição dos 15 kits, foram investidos R$ 846,7 mil e o valor se refere a um repasse do Fundo Municipal do Idoso, aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba.