O Fundo Social de Caraguatatuba realizou um trabalho incansável no início do ano, com as chuvas do mês de fevereiro em que as famílias foram amplamente atendidas através das ações emergenciais, que contou também com apoio do governo estadual e de instituições parceiras.
O acolhimento de famílias encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistencial Social (CRAS) chegou a 559. Desse número, 63 famílias foram atendidas mais de uma vez e outras 94 pessoas em situação de rua.
Com esse atendimento, foram doadas 15.196 peças de vestuário, 1.295 peças de roupas de cama e banho e 275 cobertores. Calçados e peças intimas não são computadas, mas também foram repassadas. Todos os atendidos receberam kits de higiene pessoal. Cerca de 200 cobertores foram doados pelo Fundo Social do Estado.
Esse atendimento emergencial é possível através da doação frequente da população que se mantém solidária durante todo o ano, inclusive por parte de turistas e veranistas.
Além de roupas, o Fundo Social conta com o apoio do ingresso social, por meio dos eventos da cidade, que tem como entrada a entrega de alimentos. Neste semestre, com o apoio da Secretaria de Esportes, Turismo e Fundacc foram arrecadados 3.645 quilos de alimentos, 347 litros de leite e 183 pacotes de leite em pó.
Todas as doações recebidas são repassadas para instituições parceiras que atendem pessoas em vulnerabilidade social, como as Instituições de Longa Permanência, Casas de acolhida e de atendimento direto às famílias como a Casa Beija Flor, Lar São Francisco e Pastoral da Criança. Também foram entregues cobertores, sacos de dormir, vestuário, produtos de higiene pessoal e roupas e roupas íntimas para as casas de acolhimento às pessoas em situação de rua.
Idosos da Vila Dignidade também receberam apoio com colchões e cobertores e 22 famílias com móveis e utensílios de casa, todos encaminhados após acolhimento nos CRAS de referência.
O trabalho de atendimento e orientação à gestante também continua com as palestras mensais voltadas aos cuidados com o bebê e demais temas de interesse. Até o mês de junho, 22 gestantes participaram e receberam o kit maternidade composto por itens para os primeiros dias de vida, produtos de higiene e fraldas.
O Fundo Social de Solidariedade se prepara para retomada dos cursos de qualificação profissional a partir do mês de agosto. As informações sobre quais os cursos e as datas de inscrições serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.
O Fundo Social está localizado na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro. Telefone 3897-5656.