A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (15), ação de conscientização e de teste rápido para toda população na região central.
O mutirão será realizado das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (museu), no Centro. No local, as pessoas podem receber orientações da equipe e fazer o teste rápido das hepatites B e C em uma sala privada na Videoteca Lucio Braun.
A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais e alertar para importância do diagnóstico precoce. “Nem sempre a doença apresenta sintomas, por isso é importante que as pessoas façam o teste, pois caso o resultado seja positivo, tem tempo hábil para o tratamento”, explica o coordenador da UAMI, Renato Portes.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Quando há sintomas se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Desde o início da Campanha, no dia 1º de julho, 526 testes já foram realizados. Atualmente a UAMI acompanha 126 casos de hepatites virais, sendo 82 de hepatite B e 44 da hepatite C.
No caso das hepatites B e C, que mais causam óbitos, a melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo, além de evitar o contato com objetos compartilhados, como agulhas, alicates de cutícula e aparelhos de barbear.
População que deseja realizar o teste pode procurar a UAMI de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.
Durante todo mês, a equipe da UAMI está nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.
Confira a programação:
De 3 a 18: Ações na Atenção Básica – Unidades de Saúde, das 14h às 17h.
De 19 a 20: Ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 14h às 17h.
Dia 28: Encerramento da Campanha Julho Amarelo, com palestra da infectologista Dra Natalia – Fundacc, das 18h às 22h.