A Prefeitura de Caraguatatuba e a Casa de Saúde Stella Maris inauguram nesta sexta-feira (14/7), às 10h, uma nova ala de emergência, urgência e avaliação de especialidades para oferecer mais acolhimento e conforto aos pacientes atendidos na instituição. A estruturação do novo setor contou com recursos municipais.
Os casos de emergência são recebidos atualmente no prédio principal do hospital. A partir de sexta-feira à tarde, os atendimentos serão transferidos para um novo prédio com entrada específica e rampa que facilitará o acesso das ambulâncias.
A ala de emergência do Stella Maris conta com 20 leitos, sendo 10 de emergência e 10 de observação para avaliação de especialidades, equipamentos, monitores multiparâmetros, ventiladores, eletrocardiógrafo e bomba de infusão.
Segundo a diretora da Casa de Saúde Stella Maris, Tatiane dos Santos, além de oferecer uma infraestrutura superior, a nova ala de emergência é mais ampla, aconchegante, organizada e oferecerá melhores condições de atendimento aos pacientes.
Para o prefeito Aguilar, depois de muitos anos a Casa de Saúde Stella Maris recebe investimentos para construção de novos leitos. “A Casa de Saúde Stella Maris é parceira do município e se tornou um hospital de referência. Não medimos esforços para finalmente entregar essa obra, possibilitando a ampliação de leitos para atendimentos dos pacientes. Investir em saúde é salvar vidas”, disse.
A ala de emergência do Stella Maris recebe mensalmente entre 500 e 600 pacientes críticos resgatados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e, entre 800 e 900 pacientes provenientes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Caraguatatuba para avaliação de especialistas e possível internação.
O Hospital
A Casa de Saúde Stella Maris realiza anualmente cerca de 8.500 internações, 27 mil exames laboratoriais, 5.200 cirurgias, mais de 2.000 partos, 14.400 consultas ambulatoriais, quase 40 mil exames diagnósticos e 16.800 atendimentos no pronto atendimento Maternidade.
Atualmente, disponibiliza 162 leitos para internação clínica e cirúrgica, além de 10 leitos de UTI Adulto e 11 leitos de UTI neonatal.
A instituição, que é referência em Maternidade de Alto Risco e UTI Neonatal no Litoral Norte, bem como em traumato-ortopedia (atendimento a pacientes acidentados) e Cirurgia Geral, atende pacientes do SUS, de convênios e particulares.