Com vistas para melhorar o controle acerca de possíveis doenças transmissíveis de animais para humanos e também para o desenvolvimento de uma melhor estrutura para aprimorar o bem estar dos animais, a Prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira, 17, as obras de ampliação e reforma do prédio do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, no bairro Jardim Vicente de Carvalho.
Os serviços são executados em área de aproximadamente 1.000 m², o que corresponde ao triplo da antiga estrutura. Serão construídos um novo prédio para o Centro de Controle de Zoonoses e outro para um inédito para o Bem Estar Animal, com hospital veterinário. A gestão será compartilhada entre as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente.
O espaço prevê atendimento para animais domésticos como cães e gatos, com canil, gatil e espaço para castrações; e para animais silvestres, em razão dos parques estaduais da Serra do Mar e Restinga de Bertioga. Haverá também espaços específicos de solarium e soltura de animais.
Investimento
O investimento na ampliação e reforma do CCZ será de R$ 5.089.613,38. Os serviços são executados pela Concrear e Servicos Eireli. A conclusão é prevista para o segundo semestre de 2024. O prédio fica na Rua Manoel Gajo, 2.644.
Atendimento Provisório
Enquanto acontecem as obras, o CCZ atende temporariamente na Rua Mestre Pessoa, 685 (antiga garagem da prefeitura), no Centro.