O primeiro módulo da Oficina de Criação Literária, realizada na Casa da Cultura, em Bertioga, aconteceu nesta quinta (20) e sexta-feira (21). Cerca de 10 alunos tiveram a experiência de analisar contos de escritores como Machado de Assis. O segundo módulo acontece nos dias 3 e 4 de agosto. Ao término, os alunos poderão ter os contos produzidos por eles publicados em um livro.
As aulas fazem parte do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Gestão Cultural, em parceria com a Prefeitura de Bertioga.
A oficina é ministrada pela escritora Helena Silvestre. No primeiro módulo a profissional abordou a leitura de três contos, sendo um de Machado de Assis, outro de Cora Coralina e um de Conceição Evaristo. Após a leitura, foi realizado um exercício para compreensão da estrutura da escrita. No segundo módulo os alunos desenvolveram e escreveram os próprios contos.
O projeto também acontece em outras cidades da região e os contos escritos pelos alunos serão compilados em um livro, chamado: “Futuro e memória: escrevivências do Litoral Norte”. A obra será lançada na FLI & São Sebastião Literária, uma feira literária que acontecerá no mês de outubro.
Sobre a coordenadora
Helena Silvestre é escritora com três livros publicados. Uma das obras que se destaca é a “Notas sobre a fome”, que ficou entre as finalistas do Prêmio Jabuti 2020, e foi traduzida e publicada na Argentina (Mandacaru Editorial, 2021).
A educadora popular realiza oficinas de escrita criativa em parceria com várias instituições governamentais e não governamentais. Helena também participou de feiras nacionais e internacionais de literatura, como: FELIZS 2021, Bienal do Livro 2022, Balada Literária 2022, Feira Insurgente do Livro de Quito/Equador 2021, FED 2022 e Feira do Livro de Flores 2022, na Argentina.
Foto: Divulgação