Nesta sexta-feira (28), às 18h, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) promove uma palestra de encerramento da Campanha ‘Julho Amarelo’, no auditório da Fundacc, no Centro.
A palestra será ministrada pela médica infectologista Natalia Bacellar, que atua na UAMI e abordará sobre as hepatites virais: o que são, quem pode ter, como detectar a doença, como são transmitidas e forma de proteção e tratamento. A profissional ainda apresentará a realidade do município de Caraguatatuba diante dos casos.
O encontro está aberto para profissionais de saúde, estudantes e quem mais tiver interesse no tema. O objetivo é esclarecer mais sobre o assunto e promover a boa qualidade do serviço prestado.
A campanha Julho Amarelo visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
UAMI
É um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.
A Fundacc está situada na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. Mais informações sobre a palestra, o telefone da UAMI é o 3883-1373.