A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria de Saúde encerrou nesta segunda-feira (31), a Campanha ‘Julho Amarelo’ após reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Foram 1.203 testes rápidos realizados para detectar as hepatites B e C em mutirões promovidos no Centro da cidade e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A equipe da UAMI também se preocupou em capacitar os profissionais de saúde sobre as hepatites virais e orientar os pacientes sobre a importância da prevenção e dos cuidados, sendo multiplicadores de informação para os familiares.
O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, disse que as expectativas foram superadas. “Intensificamos os trabalhos neste período, ampliando a divulgação de uma forma que conscientizasse as pessoas a procurarem o serviço e o melhor, não foi registrado nenhum caso positivo”, destacou.
A cerimônia de encerramento foi marcada por uma palestra na última sexta-feira (28), com a médica infectologista da UAMI, Natalia Bacellar. Ela abordou sobre as hepatites virais, formas de prevenção, sintomas e tratamento e apresentou a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a doença até 2030.
“No Brasil são 657 mil infectados, sendo apenas 186 mil pessoas diagnosticadas e 167 mil tratadas. Por isso, a importância do diagnóstico para o tratamento precoce e adequado”, explica a médica.
Mesmo com o fim das ações do ‘Julho Amarelo’, a UAMI continua de portas abertas para receber qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que deseja realizar os testes rápidos de forma segura e sigilosa para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.
O enfermeiro Renato Portes, agradeceu o empenho de toda equipe e destacou que a UAMI faz a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente aquelas em tratamento das doenças infectocontagiosas, dando esperança a uma vida saudável novamente, disse.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, parabenizou a equipe da UAMI por sempre ter esse olhar humano voltado aos pacientes, atendendo da melhor forma todos aqueles que precisam do atendimento.
O espaço também está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.