Caraguatatuba será palco nesta quarta-feira (16/8), a partir das 9h no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), da 2ª Jornada Participativa, que tem o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade e debater aspectos relativos à criação da IlhaMuseu do Litoral Norte.
Para se inscrever, basta acessar o link https://tinyurl.com/ydjtaahr. As jornadas vão percorrer todas as cidades do Litoral Norte para ouvir as propostas, sugestões e expectativas por parte das instituições locais, comunidades tradicionais e sociedade civil em geral sobre o projeto.
Segundo Isabel de Paula, coordenadora do Setor de Cultura da UNESCO, o encontro também representa a oportunidade para que novas parcerias sejam estabelecidas com foco no fortalecimento do projeto.
“Nosso objetivo é que as pessoas possam contribuir nesta Jornada Participativa, seja da sociedade civil, comunidade pesqueira e representantes dos Conselhos de Meio Ambiente, Cultura e Educação. O projeto é voltado à valorização do patrimônio cultural e natural do Litoral Norte e às práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região”, explica.
O IlhaMuseu será implantado na Ilha das Cabras, localizada em área natural protegida pelo Estado de São Paulo, a Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual de Ilhabela.
A região com diversas unidades de conservação é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A UNESCO coopera com as Reservas da Biosfera no âmbito do Programa O Homem e a Biosfera
(Programa MaB). A gestão da Reserva da Biosfera favorece a descoberta de
soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a
desertificação, a poluição atmosférica, o efeito estufa entre outros.
2ª Jornada Participativa para a criação da IlhaMuseu
Data: Quarta-Feira (16/8)
Horário: 9h às 17h
Local: Fundacc – Auditório Maristela de Oliveira: Rua Santa Cruz, 396, Centro