Com o intuito de proporcionar maior segurança à população, a Secretaria de Segurança e Mobilidade realiza semanalmente a força-tarefa “Lei e Ordem”. A ação tem como objetivo assegurar o sossego, coibindo festas clandestinas e realizando fiscalizações em geral. A operação, que ocorreu sexta, 11, coordenada por diversas equipes de segurança pública e fiscalização, percorreu diversos bairros da cidade.
Durante a operação, cinco estabelecimentos comerciais foram alvo de fiscalização, os quais haviam sido denunciados por atividades irregulares. Um dos estabelecimentos foi interditado pelo período de 48 horas devido a reincidência em infrações. No local, foram apreendidos cigarros , bebidas, e material para uso de narguilé. A Secretaria da Fazenda lavrou dois autos em relação a esse estabelecimento, já a Secretaria de Meio Ambiente emitiu atuação em relação ao uso caixa de som.
O Departamento de Trânsito e Mobilidade aplicou duas multas e recolheu duas motos para o pátio, como resultado das infrações constatadas durante a operação.
A Vigilância Sanitária também desempenhou um papel fundamental. Lavrou dois autos de infração pelo consumo de produtos fumígenos no interior dos estabelecimentos e um auto de intimação para a paralisação das atividades de um desses comércios. Além disso, foi lavrado um termo para o cumprimento de determinações de saúde e um termo de determinação técnica de alimentos.
Além de autuações, as equipes prestam diversas orientações ao longo da operação.
A força-tarefa é formada pela Guarda Civil Municipal (GCM), pelo Departamento de Trânsito e Mobilidade (DTM), pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA), pelos Fiscais da Prefeitura das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, bem como o apoio da Polícia Militar (PM), em atividade delegada e da Polícia Civil e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP).
Combate:
O apoio da população é fundamental para que as equipes identifiquem possíveis irregularidades e combatam essas ocorrências. Denúncias podem ser feitas por meio do número 153.
O município conta com o patrulhamento da GCM por toda a cidade e monitoramento 24 horas pelo Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe).
“Com a finalização do concurso público em andamento, Bertioga se tornará a cidade da Baixada com o maior número de GCMs por habitante. Serão 100 novos integrantes até o fim deste ano. A Secretaria de Segurança e Mobilidade está trabalhando por uma Bertioga ainda mais segura”, pontua a secretária da pasta, Thalita Walperes.