A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio do setor de Educação Inclusiva, promove na próxima semana, entre os dias 21 e 25, a 11ª Semana de Prevenção às Deficiências.
O objetivo do seminário é disseminar conhecimentos e práticas a serem adotadas na vida cotidiana, que evitem situações que possam desencadear uma deficiência.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que 70% das deficiências (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla) poderiam ser evitadas com medidas preventivas como cuidados durante a gestação, no ambiente doméstico, no trabalho, na escola, em momentos de lazer (piscina e praia), consultas regulares com médico, entre outras práticas.
Todas as unidades escolares do município desenvolverão atividades diferenciadas, de acordo com a faixa etária, abordando essa questão.
V Seminário de Educação Inclusiva
Dentro da Semana de Prevenção às Deficiências ocorrerá o V Seminário de Educação Inclusiva, no dia 24, às 19h, on-line.
Este ano, o tema discutirá “Inclusão e Pertencimento: Trajetórias, Possibilidades e Ações Afirmativas”. O evento tem como objetivo estimular reflexões e debates sobre práticas que promovam uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
“A educação inclusiva é um trabalho contínuo, que demanda uma constante atualização de conhecimentos e práticas. O seminário de educação inclusiva surge como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, no qual todos poderão refletir, aprender e contribuir para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade”, disse a coordenadora do setor de Educação Inclusiva, Fabiana Matos.
O seminário contará com a participação do professor de Educação Física e técnico de natação para paratletas do município, Thiago Intrieri; da professora doutora, especialista em baixa visão, Eliana Cunha; da médica pediatra, Adriana Brito; da médica otorrinolaringologista, Andréia Alessandra Bisanha, e ainda com depoimentos de alguns alunos com deficiência.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, incluindo profissionais da educação, estudantes, pais e demais membros da sociedade. As inscrições podem ser efetuadas pelo link: bit.ly/sedinc2023