A solenidade de comemoração ao Dia do Soldado foi realizada na última quarta-feira (23/8), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Na ocasião, 11 praças do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior – 1 (20º BPM/I) foram homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal, por terem se destacado nas situações adversas enfrentadas no policiamento diário do Litoral Norte.
O vice-prefeito de Caraguatatuba, José Ernesto Ghedin Servidei, representou o prefeito Aguilar Junior na solenidade. “Determinação, amor à população, amor à Pátria, devoção e honra, são essas palavras que definem a posição do soldado. A Prefeitura de Caraguatatuba é muito parceira do 20º BPM/I. Sabemos da dificuldade de se combater a violência em uma cidade tão sazonal, em qual a população aumenta de 135 mil habitantes para 500 mil, quiçá 1 milhão na virada do ano. Temos reforço sim! Mas são os policiais locais os que mais respondem por essa responsabilidade”, reconheceu.
A comandante do 20º BPM/I, tenente-coronel PM Angélica Alves da Silva, agradeceu o empenho dos policiais da região. “Muito obrigado pelo trabalho, dedicação, comprometimento e por fazer as mudanças acontecerem no Litoral Norte. O soldado é aquela pessoa abnegada, destemida, altruísta e que vai executar a missão recebida. Enquanto todos estão fugindo do perigo, o soldado vai ao encontro dele para ajudar todos que estão passando necessidade. Tenho plena convicção de que enquanto estiver à frente do comando, traremos muito mais pessoas aqui para serem agraciadas com a Láurea de Mérito Pessoal e outras condecorações”, projetou.
A cerimônia também contou com as presenças do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do prefeito de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci; do presidente da Câmara de Ubatuba, Eugênio Zwibelberg; do delegado da Polícia Federal, Gilberto Antônio de Castro Junior; do delegado seccional assistente, Tadeu Ricardo de Castro; do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti; do vereador Jair Silva; e do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), tenente PM Cláudio Dias; além de oficiais da PM, praças, secretários municipais de segurança da região, agentes da Defesa Civil, presidentes de Conselhos Municipais de Segurança (Consegs) e familiares dos policiais homenageados.
Dia do Soldado e Láurea do Mérito Pessoal
No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data homenageia o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (RJ), que nasceu em 25 de agosto de 1.803, na Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando Brasil ainda era Vice-Reino de Portugal. O decreto Federal nº 51.429, de 13 de março de 1962, do então presidente João Goulart, instituiu e homologou a escolha do duque de Caxias como patrono do Exército Brasileiro.
Instituída em 1974, inicialmente como “Medalha PMzito do Mérito Pessoal”, a medalha trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo. A partir do final da Década de 80, a condecoração foi alterada para “Láurea do Mérito Pessoal” e a imagem do mascote foi substituída pelo escudo do brasão da PM.
A Láurea é dividida em cinco graus distintos. Do 5º ao 3º grau, a condecoração é outorgada pelo comandante do Batalhão da PM da região onde o policial militar está servindo. No 2º grau, a condecoração é concedida pelo chefe do Comando do Policiamento do Interior e, no 1º grau mais alto, a medalha é ofertada apenas pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Homenageados com Láurea de Mérito Pessoal da Polícia Militar
Cabo PM Fernando Alves Correa
Cabo PM Marco Antônio de Sobral
Soldado PM Bruno Alves dos Santos
Cabo PM Wilton Santos Bispo
Soldado PM Clayton Rocha
Cabo PM Gabriela de Souza Gomes
Cabo PM Silvio Antonio de Macedo
Soldado PM Michael Augusto Quirino
Cabo PM Celso Vinícius de Oliveira Andrade
Cabo PM Antônio Francisco de Moura Junior
Cabo PM Reginaldo Marcos da Silva
Soldado PM Cristian Nunes