A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, por meio do Departamento de Operações Ambientais (DOA), realizou o resgate de dois animais silvestres em área urbana no início dessa semana: uma serpente Jararaca, espécie comumente encontrada na Mata Atlântica, que foi capturada e devolvida ao seu habitat natural; e uma ave resgatada em uma residência, a qual foi encaminhada para reabilitação no Grupo de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Marinhos (GREMAR).
O DOA, preparado para lidar com tais situações, assegura tanto a segurança da população quanto a dos animais resgatados, conduzindo-os a instituições especializadas, como o GREMAR, ou de volta à natureza.
Em casos de emergência, o Centro de Zoonoses de Bertioga está disponível para prestar atendimento.
Resgate de animais
A captura de animais silvestres em áreas urbanas é um trabalho de destaque do DOA, que registrou de janeiro até agora mais de 127 resgates.
Os animais capturados que requerem cuidados especiais são encaminhados para o GREMAR, um instituto que se dedica à reabilitação dessas espécies. Aqueles que têm condições de retorno imediato à natureza são soltos.
Serviço
O resgate dos animais pode ser solicitados 24 horas por dia pelo 153 ou 199.