A equipe de abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de Caraguatatuba organizou uma força tarefa de urgência para acolher as pessoas em situação de rua, por conta das fortes chuvas, nessa segunda-feira (28).
Foram abordadas 44 pessoas que estavam se protegendo da chuva, hoje, na tenda da praça de shows, no Centro. Desse total, 29 foram para o albergue, que é somente para pernoite, mas foi aberta uma exceção e equipes da Sedesc e da Associação Santa Edwiges de Assistência Social, mais conhecida por Sosaned Restitui, se mobilizaram para o acolhimento.
Outras três foram para a Casa de Acolhimento Temporário, onde podem ficar por até 90 dias. Seis foram recambiadas às suas cidades de origem, Ubatuba, Lorena e São Paulo. E seis pessoas que são moradoras de Caraguatatuba e dispensaram o acolhimento.
“É importante ressaltar que a gestão pública está atenta à essa situação de urgência, por conta das fortes chuvas, que atinge diretamente a população em situação de rua. Por isso, agimos cedo para encaminhar essa pessoas aos abrigos disponíveis para acolhimento de urgência”, explicou a secretária da Sedesc, Mariana Cestari.
Como ajudar de maneira correta
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Restitui Comunidade Terapêutica – Avenida Francisco Paschoal Peliciari, 955, Cantagalo. Telefones: 3881-3828 (acolhimento masculino) e 3889-1091 (acolhimento feminino).
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960.