A Defesa Civil de Caraguatatuba continua vistoriando e orientando os moradores das áreas de risco de escorregamentos de terra do município nesta terça-feira (29/8) e ao longo da semana. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de 154 mm e de 58 mm, nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil também está alerta em função da previsão de chuvas persistentes, conforme o sistema de monitoramento Geopixel Monitor da Prefeitura de Caraguatatuba.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O número funciona no regime de plantão de 24h.
Cocanha e Tamoios
Agentes do Departamento de Estrada de Rodagens de São Paulo (DER/SP) e da Polícia Militar Rodoviária monitoram um trecho da SP-55 na última segunda-feira (28), com uma queda de barreira no sentido Ubatuba-Caraguatatuba, entre as praias da Cocanha e Mococa, na região Norte do município.
O trecho (Km 87 + 300) ficou parcialmente interditado em função do escorregamento de terra durante o dia. À noite, por volta das 22h, outro deslizamento afetou os dois sentidos da pista, mas a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) removeu os sedimentos no local. No local está sendo realizada uma operação para e siga nesta terça-feira (29).
A Concessionária Tamoios informa que a Serra Antiga foi liberada ao tráfego às 9h desta terça-feira. O trecho estava interditado desde a manhã de segunda-feira (28), quando o Sistema de Monitoramento Meteorológico da empresa alertou sobre os riscos, devido ao alto nível pluviométrico.
O volume de chuva acumulado nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm, causando o risco de queda de barreiras no trecho. O trânsito fluiu por meio de da Operação Especial pela Serra Nova.
Com a liberação, a rodovia volta à sua configuração normal, com o trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e o trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova.
Em caso de chuvas, o trecho de Serra Antiga poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova. Mais informações pelo Twitter Tamoios, Rádio Web Tamoios, App Tamoios e site Tamoios.
Transporte público
A Linha 406 – Jarguazinho/Hospital Regional, que foi temporariamente suspensa nesta segunda-feira (28/8), em decorrência da interdição da Serra Antiga da Tamoios, voltou a fazer o itinerário habitual nesta terça-feira (29). A Linha 401 – Rio do Ouro/Cantagalo, que teve o itinerário desviado para Rua Irmã São Francisco (via do Atacadista Assaí), também retornou ao percurso de rotina.