Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (31/8) a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte – Sub-Região 5.
No encontro, realizado pela Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AGEMVALE), tomaram posse os membros titulares e suplentes do Conselho Consultivo do Litoral Norte, bem como foi realizada a eleição dos representantes regionais.
Estavam presentes o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e LN e também prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (Lê Braga); o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior; os vereadores Baduca Filho e Cristian Bota (Caraguatatuba); o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto; o diretor executivo da AGEMVALE, Sérgio Theodoro; representantes das Prefeituras de São Sebastião e Ubatuba, além de representantes da sociedade civil.
“Precisamos ter um olhar diferenciado para o Litoral Norte. Nunca tivemos oportunidade de discutir assuntos regionais com o Governo do Estado tão atento aos nossos problemas. Precisamos ver nossa vocação, a questão da mobilidade, a regularização fundiária e os novos empreendimentos”, destacou o prefeito Aguilar Junior.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, disse que o Litoral Norte é a região que tem os maiores desafios. “Importante a participação do poder público, das Câmaras e da sociedade civil para nos ajudar na tomada de decisões. A nossa missão é o resgate da dignidade, promover o desenvolvimento e sempre dialogar. Hoje vemos a questão territorial como um problema a ser enfrentado. Só atrai investimentos uma terra que é segura no ponto de vista fundiário”, alertou.
Foram eleitos para o Conselho Consultivo da Sub-Região 5 (Litoral Norte): Eduardo Cursino como presidente (Caraguatatuba); Luiz Carvalho como vice-presidente (São Sebastião); e Yuri Bellato como secretário executivo (Caraguatatuba). Eles comandarão as reuniões regionais e vão levar as demandas das quatro cidades do Litoral Norte ao Conselho da AGEMVALE e ao Governo do Estado.
Histórico
A AGEMVALE foi criada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 2015, com o objetivo de discutir e planejar o desenvolvimento da região. A agência é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com sede e foro em São José dos Campos, que dispõe de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A AGEMVALE tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN).