Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza na próxima quinta-feira (14), das 8h às 12h, mesa redonda para falar sobre o assunto com a participação de profissionais da saúde, no auditório da Fundacc, no Centro.
Este ano, a Campanha tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”. O evento é aberto ao público e terá palestras com os profissionais que fazem atendimento direto nos equipamentos de saúde mental do município.
Segundo dados da Secretaria de Saúde até junho deste ano foram notificadas 28 tentativas de suicídio de pessoas na faixa etária até 17 anos de idade. Já em pessoas com mais de 18 anos foram 66 notificações.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça que a informação é a melhor alternativa para ajudar ao próximo. “É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar quando alguém está passando por esta situação e tenham uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, com auxílio multiprofissional, para que possa se fortalecer e buscar novos caminhos”, explica.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão abertas para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Confira a programação da mesa redonda:
8h30: Abertura
9h: Palestra sobre o Setembro Amarelo com a assistente social Silvyane Prata do Ambulatório de Saúde Mental Infantil e Unidade Protege.
9h20: Palestra “Estabelecer limites e cuidar da nossa saúde mental e Sinais de Alerta” com a médica Dra. Isabella Guedes do CAPS-AD.
9h40: Palestra “Mitos e Verdades” com enfermeiro Robson de Lima Baldasso do CAPS-AD.
10h: Apresentação Cultural das crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor.
10h20: Palestra sobre Acolhimento Humanizado e Como praticar a escuta com a psicóloga Mirna Fleck de Sá do CAPS II.
10h40: Palestra “Ressignificar” com médico psiquiatra Dr. Sérgio Tonetto do CAPS II.
11h: Palestra “Notificar é cuidar junto pela vida” com psicólogo Nilo Peres da Unidade Protege.
11h20: Poesia com assistente social Vanda Ramos do CAPS-AD.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.