Integrantes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizam esta semana um curso de Socorros Primários, na sede do Corpo de Bombeiros, no Indaiá.
No curso, os GCMs aprendem a fazer uma avaliação da vítima para identificação de asfixia ou sufocação, convulsões, acidente vascular cerebral, hemorragia, alcoolismo agudo, parada cardiorespiratória, entre outros. O equipamento utilizado para o curso pertence à corporação dos Bombeiros.
Já participaram do curso, ministrado nos dias 18 e 19 de setembro, cerca de 50 GCMs. De acordo com a inspetora da GCM, Sandra de Oliveira Celestino, o objetivo é de que todo o efetivo, de 66 integrantes, faça o curso.
“É muito importante que toda a tropa esteja preparada para esse tipo de emergência. Nós estamos nas ruas todo o tempo e quando a população precisa de ajuda, normalmente somos os primeiros a ser acionados”, explica.
Sandra lembra da criança de um ano, em situação de engasgamento, que no final de julho, foi salva por dois GCMs de Caraguatatuba. “É assim que funciona. Temos que saber como socorrer imediatamente. Um conhecimento a mais pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida”.
A intenção é de trazer para a Guarda Civil outros cursos, como o de Controle de Distúrbio Civil (CDC), que é um curso tático para operadores de segurança pública, que visa treinar e preparar os profissionais de Segurança Pública para atuarem na área de controle de tumulto, de multidão, praças esportivas ou locais onde há grande público.
A inspetora acredita que esses cursos serão de grande importância, principalmente durante a temporada de verão na cidade.
#GCM
#Bombeiros