A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou nesta segunda-feira (25/09) a Semana Nacional do Trânsito, que vai do dia 18 ao dia 25 de setembro, levando o Programa Trânsito Legal ao Colégio Caraguatá, no bairro Sumaré, no centro.
O programa é desenvolvido pelas Secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, aos alunos do Ensino Fundamental I, principalmente para o 4º ano.
No Colégio Caraguatá, as atividades foram estendidas a todos os anos. Pela manhã, as aulas foram direcionadas aos 6º, 7°, 8° e 9° anos e à tarde, as aulas foram para alunos de 1° ao 5º ano.
As palestras são promovidas pelo agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo Setor de Educação de Trânsito.
Ana Clara dos Santos Silva, aluna de 15 anos do 9° ano considera que a educação no trânsito é importante e reconhece que Caraguatatuba é diferenciada nesse aspecto. Ela observa que os motoristas da cidade param para pedestres quando estão na faixa. “Mas os que vêm de fora nem sempre lembram disso”, disse.
Também do 9° ano, a aluna Maria Vitória Oliveira Espírito Santos, 14 anos, ainda lembra da aula do programa Trânsito Legal, quando estava no 4° ano. “Foi uma aula divertida, que falava sobre educação e sobre respeito no trânsito”. Ela acredita que o que aprendeu nas aulas passadas, nunca esquecerá.
A diretora do Colégio Caraguatá, Ana Saviani, acredita que as aulas sobre trânsito são importantes tanto para a conscientização do motorista quanto do pedestre. “As crianças aprendem para suas vidas adultas e levam os ensinamentos para seus pais. O uso do cinto de segurança, o uso de celular ao dirigir são coisas que as crianças estão sempre chamando a atenção dos pais”.
Ana lembra que há pouco tempo, a escola produziu talões fictícios de multa para que os alunos aplicassem aos seus pais. “E eles se divertiram levando para casa informações sobre o aprendizado”.
A diretora faz questão de anualmente, convidar a Secretaria de Mobilidade para levar ao colégio o programa Trânsito Legal. “Só paramos durante a pandemia, mas já retomamos o ritmo e, sempre que pudermos, queremos ter o programa aqui”.
O programa deverá atender 1.636 alunos este ano, de escolas das redes pública e particular.
Programa Trânsito Legal
Completando 20 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 27 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
#Programa #TrânsitoLegal #NacionaldeTrânsito #escola #educação