EIA/Rima do Trecho da Serra prevê investimento total de R$ 2,5 bi e a contratação de 2,5 mil funcionários para a “Nova Tamoios”
Vista da pista que irá percorrer o trecho da Serra do Mar por meio de viadutos e túneis
Josiane Carvalho
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) já colocou a disposição dos munícipes e interessados em acompanhar de perto as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios – principal ligação entre o Vale do Paraíba e Litoral Norte – o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para o licenciamento do trecho de Serra. Por enquanto, este documento pode ser visualizado somente por meio da internet na página oficial do Dersa: www.dersa.sp.gov.br . Existe uma expectativa do próprio Governo do Estado de que até o final do ano sejam realizadas pelo menos duas audiências públicas na região, uma em Caraguatatuba e outra na cidade de Paraibuna. Porém, até o presente momento as datas ainda não foram reservadas.
De acordo com o estudo, elaborado pelo consórcio JGP Engenharia – mesma empresa responsável pelos relatórios do trecho de planalto e dos contornos norte e sul – o EIA/Rima avalia a viabilidade ambiental da duplicação da atual rodovia em um traçado novo no trecho de serra. Entre os entraves para a construção desta nova pista, e advertidos no estudo, está o fato de a rodovia estar inserida em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral – o Parque Estadual da Serra do Mar.
Com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, incluindo obras civis, desapropriações, serviços de engenharia e outros o cronograma de implantação do trecho Serra prevê a execução das obras no prazo total de 38 meses. Para isto, aproximadamente 2,5 mil trabalhadores deverão ser contratados. Deste total, cerca de 30% de mão de obra qualificada, usualmente integrante do quadro permanente das empresas construtoras e o restante – 70% – deverá ser contratado preferencialmente na região.
Ainda de acordo com o EIA/Rima a escolha de alternativas tecnológicas diferentes do traçado atual foi inevitável tendo em vista o tempo de construção do atual traçado da rodovia – mais de cinco décadas. “O atual trecho da rodovia dos Tamoios foi construído há décadas, adotando um traçado sinuoso acompanhado de curvas de nível para vencer o desnível de 800 metros entre o Planalto e a Planície Litorânea”, consta no documento. Ao término dos estudos a empresa resolveu sugerir um novo traçado para a ligação entre Vale do Paraíba e Litoral Norte. A nova pista ligará o trecho entre o Km 64,8 e o Km 82 totalizando uma extensão de 21,5 quilômetros sendo que destes 12,6 serão percorridos em túneis e 2,5 em viadutos e pontes. Com isso, as interferências no Parque Estadual da Serra do Mar deverão ser bem menores, segundo o documento apresentado pela Dersa.
Empréstimo
Na semana passada a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que autorizando o Governo do Estado a contrair empréstimo para executar, entre outras obras, a duplicação da Rodovia dos Tamoios. No texto, aprovado pelos deputados, o Executivo estadual está autorizado a realizar uma operação de crédito até o valor de 1,9 bilhão para serem aplicados nas obras de extensão da linha 5 do Metrô e na “Nova Tamoios”. Na ocasião, embora questionada, a Secretaria de Estado de Planejamento não informou com exatidão quanto deste montante seria evidentemente aplicada na construção da nova pista.
fonte Imprensa livre