Pesquisas indicam vitória de Obama no terceiro debate

Debate foi realizado na última segunda-feira. Pesquisa da CNN indica que 48% de entrevistados acreditam que democrata se saiu melhor em relação a Romney
(AE) – O presidente dos Estados unidos, Barack Obama, venceu o terceiro e último debate das eleições presidenciais de 2012 contra seu rival republicano Mitt Romney, de acordo com pesquisas publicadas nesta terça-feira e feitas pelas emissoras de televisão CNN e CBS. O debate ocorreu no final da noite de segunda-feira na Universidade Lynn, em Boca Ratón, no Estado da Flórida. A pesquisa feita pela CBS com 521 eleitores indecisos indica que para 53% Obama venceu o debate, enquanto 23% disseram que foi Romney. Outros 24% disseram que houve empate. A pesquisa tem quatro porcentuais de margem de erro para mais ou para menos. Já a pesquisa da CNN indica que para 48% dos entrevistados Obama venceu o debate, enquanto 40% dizem que Romney venceu. A pesquisa tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos e a CNN não divulgou quantas pessoas foram entrevistadas. Nesta terça-feira, Obama e Romney retomaram suas campanhas eleitorais. Obama fez campanha na Flórida e em Ohio, acompanhado no último Estado pelo vice-presidente Joe Biden. Romney foi aos Estados de Nevada e Colorado, acompanhado por seu colega de chapa, o candidato a vice-presidente Paul Ryan. Obama voltou a criticar Romney nesta terça-feira pela suposta mudança de opinião do candidato sobre vários temas. “Nós estamos acostumados a ver os políticos mudarem de opinião em quatro anos, mas não estamos acostumados a ver isso a cada quatro dias”, disse o presidente, repetindo o que disse ontem no debate, que Romney muda constantemente de opinião. Segundo ele, o republicano sofre de “Romnésia”, uma forma de amnésia, porque se esquece rápido que disse coisas totalmente opostas.
“Na noite passada, ele apoiou meu plano para acabar a guerra no Afeganistão. Estou contente que ele tenha aprovado, mas ele é contra um prazo final para trazer as tropas para casa”, disse Obama hoje na Flórida, em um comício para 11 mil pessoas. Obama disse que Romney é um líder de “PowerPoint”, bom para fazer apresentações decoradas, mas não para debater. As pesquisas indicam que o republicano venceu o primeiro debate em 3 de outubro.
Romney fez campanha ontem em Nevada e no Colorado e a campanha do republicano acusou Obama de criticar os Estados Unidos para países estrangeiros. Em nova propaganda exibida nesta terça-feira na televisão, os republicanos dizem: “Em 2009, o presidente Obama começou uma série de viagens pelo mundo pedindo desculpas”. “Senhor presidente, a América não dita as coisas para outros países; nós libertamos outros países de ditadores”, diz Romney no final da propaganda, em um trecho extraído do debate de segunda-feira, quando os dois discutiam os eventos no Oriente Médio.