A atraso na implantação de sinalização na rodovia passa de quatro meses e já deixa registro de acidente fatal
Acácio Gomes e Leonardo Rodrigues
O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), havia prometido para o final de julho a conclusão das obras de recapeamento na Rodovia Rio-Santos (SP-55), que liga Caraguá a Ubatuba, entre os bairros do Sumaré e Capricórnio, próximo à divisa das cidades. Porém, houve um aditamento de prazo e a sua conclusão será somente em novembro, conforme explicou a concessionária.
Já na época, a grande reclamação de usuários da rodovia era justamente a falta de sinalização ao longo da obra, mesmo com o fim do recapeamento em boa parte do trecho. Aliado a questão da sinalização, a não orientação por parte de técnicos do DER tem provocado preocupação na questão da segurança, principalmente ao longo da serra que dá acesso ao bairro da Massaguaçú, região Norte de Caraguá.
“Recentemente estive na rodovia no período noturno e o que há é uma faixa amarela separando as pistas. Está muito perigoso transitar no trecho. O DER precisa sinalizar rapidamente”, disse o servidor público Conrado Balut, 25 anos.
O comerciante Álvaro dos Santos Medeiros, 43 anos, vai todos os dias para Ubatuba e citou que também há preocupação com ciclistas e pedestres. “Não tem espaço definido para os ciclistas. Dias atrás quase presenciei um acidente entre uma moto e um jovem de bicicleta”.
Recentemente, no trecho que corresponde ao bairro Olaria, foi registrado um acidente com colisão de dois veículos e culminou no óbito de um dos motoristas.
Outros problemas
Além da sinalização horizontal, a falta de placas, de iluminação e ilhas de acessos são reclamações comuns dos usuários.
Prisma-catadiópico, nome técnico do popular olho de gato, e as tachas, ou tachões, popularmente conhecido como tartarugas, também não foram reinstaladas após o recapeamento em boa parte do trecho.
No entanto, no período em que o DER realizou a obra foram colocados cones no local, além de se realizar Operação Pare e Siga. Porém, após término do recapeamento, toda a sinalização provisória foi recolhida. Hoje o motorista encontra apenas uma faixa pintada no chão dividindo a rodovia em duas mãos, mas sem sinalizar os acessos da rodovia, nem os cuidados e riscos de quem trafega e não conhece o trajeto.
Primeira nota
Em 3 de julho, o DER informou que estava em obras a regularização da camada de rolamento para posterior reforço estrutural da SP-55 (Rodovia Rio Santos), entre Ubatuba e Caraguatatuba, do km 53,60 ao km 99,63.
“O valor do investimento é de R$ 11 milhões e a previsão de conclusão das intervenções é agosto de 2013. O DER esclarece que até o final desta semana toda a sinalização da SP-55, será concluída, incluindo as placas indicativas. Cabe ressaltar que as obras do trecho 1, km 53,60 ao km 76,60 encontra-se concluída e do lote 2, do km 76,60 ao km 99,63, em fase de conclusão”, explicou à época.
Segunda nota
Novamente questionada pela reportagem, já que a reclamação dos usuários da rodovia continua, o DER informou que as obras realizadas na SP-55 do km 53,6 ao km 99,63, entre Ubatuba e Caraguatatuba, sofreram um aditivo de prazo. “A conclusão é prevista para novembro de 2013. Por isso, a sinalização da pista ainda é provisória, sendo a pintura de faixas e placas a serem implantadas somente após a conclusão dos serviços. O valor da obra é de R$ 11,3 milhões”, finalizou a concessionária.
Foto: Jorge Mesquita/IL
Imprensa Livre