Acácio Gomes
A falta de um profissional médico há dias na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Massaguaçú tem gerado reclamação de usuários do local e já chegou ao conhecimento dos vereadores.
A dona de casa Maria de Souza Salles, 54 anos, disse que procurou a unidade para passar por um clínico geral e não conseguiu vaga.
“Dizem que não há médico e não tem previsão. Preciso de um encaminhamento para tratamento. A falta de informação deixa a gente preocupada”, comentou.
A também dona de casa Luzineide Alves, 41 anos, também esteve na UBS para marcação de consulta para seu marido. “Conversei com a atendente e me disseram que estão com problema de médico desde julho. É um absurdo. Além disso, estou dois meses esperando chegar meu exame de mamografia”.
O assunto foi comentado na sessão desta semana da Câmara de Caraguá. “Novamente vou falar em saúde, não é pessoal, mas o secretário de Saúde está mostrando total falta de compromisso com a cidade. Usuários estão reclamando da falta de médico na UBS Massaguaçú. Não tem clínico geral há dois meses”, comentou o vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD).
Morador do bairro, o parlamentar Celso Pereira (DEM) confirmou o ocorrido. “Já tive conhecimento do caso. Foram contratados dois médicos e pediram as contas. Não é desculpa, mas está difícil contratar médico em Caragua. Mas, independente disso, temos denúncia de remédio vencido. A situação está tão complicada que eu discuti com o prefeito por causa da saúde”, revelou.
Outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde de Caraguá informou que a UBS Massaguaçu é composta por duas equipes médicas. “Uma delas está completa e a outra encontra-se sem médico há quinze dias, em razão de pedido de demissão por parte do profissional”, explicou.
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, a municipalidade está em fase de contratação de um novo médico para esta equipe.
“Neste período, casos ambulatoriais são encaminhados ao médico da outra equipe, assim como renovações de receitas de uso contínuo também são realizadas por este profissional.
Casos de urgência e emergência, como procedimento habitual, são encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, salientou.