Governo do Estado inicia recuperação de pista na SP-55, em Caraguatatuba
Após muitas reclamações e mais de um ano com o problema do afundamento da pista, obras foram iniciadas e têm previsão de conclusão em 90 dias
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
Depois de inúmeras reclamações e de uma parte da pista estar interditada há mais de um ano, o Governo do Estado iniciou a obra de recuperação do solo num trecho da SP-55, em Caraguatatuba.
Desde o ano passado ocorre no local um afunilamento da via, que é dupla e, por cerca de 30 metros, passa a ser pista única, sinalizada por cones. O problema ocorreu numa área de grande circulação no bairro Britânia, próximo ao Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
Quem passa pelo local desde a semana passada já pode perceber o início das obras, indicada pela placa instalada no acostamento. Segundo as informações divulgadas pelo governo estadual, foram contratas obras e serviços de construção de canal de drenagem, com recuperação do aterro e reconstrução do pavimento no Km 104,5 da SP-55. O investimento total pelo Estado será de R$ 138.687,79.
Os trabalhos tiveram início em 6 de outubro e devem ficar prontos na primeira semana de janeiro de 2017, em plena temporada de verão e quando pelo menos o triplo de veículos circulam pelas cidades do Litoral Norte.
Foto: Ricardo Hiar
A obra, que estava sendo bem aguardada por muitos motoristas, ainda gera algumas reclamações. “Além de demorarem todo esse tempo para arrumar, deixaram para fazer o serviço justamente na temporada. Tenho impressão que teremos mais problemas pela frente até tudo ficar pronto”, disse Silvana Alencar, moradora de Caraguatatuba.
Já para o autônomo Vinícius do Nascimento, que também mora na cidade e utiliza muito o trecho, a situação se arrastou acima do tempo necessário e novamente vai causar impactos para a população. “A gente não via a hora de mexerem aqui. Mas acho que está ocorrendo no tempo errado. Vamos ver o que vai acontecer no fim de dezembro”, completou.
Já para Valcir Menezes, o importante é que tudo fique pronto. “Infelizmente temos que enfrentar o ônus e o bônus de uma obra como esta. Mas acho que o mais importante é que vai ficar pronto logo e trará mais segurança”, concluiu.
O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) explicou que a demora se deu pela necessidade da contratação de empresa específica para a realização dos reparos na mencionada erosão, além do estudo técnico e do processo de licitação.