Foto: Divulgação/PMC
O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital, criado pelo governo estadual em julho de 2000, para oferecer acesso grátis à internet. Em Caraguatatuba o intermédio é pela Secretaria do Planejamento e Tecnologia da Informação esta há 12 anos em funcionamento.
Entre os serviços oferecidos pelo Posto, estão o acesso ao Sebrae, Banco do Povo, PAT.
Para poder utilizar os serviços disponíveis é necessário ir ao Posto de Atendimento munido de um documento de identificação que tenha foto e fazer um cadastro digital. Após o cadastro feito, o cidadão poderá fazer a sua consulta.
Pessoas que sabem usar computadores e navegar na internet, podem fazer sua pesquisa sozinhas. Mas, as pessoas que não têm esta intimidade com o mundo digital, o programa oferece ajuda. “Afinal este é um programa criado para inclusão digital, para facilitar o uso da internet as pessoas”, explica Gilberto Ortiz Barbosa, gestor de inclusão digital.
De acordo com Barbosa, nestes 12 anos do programa em Caraguatatuba, foram realizados 140 mil atendimentos. Uma média de 1.300 atendimentos por mês e, 15 mil por ano. “Por dia atendo aproximadamente de 70 a 100 pessoas”, destacou.
O Acessa São Paulo está localizado na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro (na antiga Secretaria de Turismo), com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, para o público em geral.
Já o Acessa São Paulo instalado no Condomínio Vila Dignidade, na Rua Jorge Burihan (ao lado da Sepedi), foi criado para atender exclusivamente os idosos e moradores do conjunto habitacional. O atendimento também é de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.