Fotos: Divulgação/PMC
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, participa nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos (SP).
O tema do Congresso, “Democracia: em Defesa do SUS, Nenhum Direito a Menos”, visa discutir a preservação do SUS como um direito social garantido pela Constituição Federal e que compõe a própria configuração do Estado Democrático.
O evento que teve início na quarta-feira, (22), contou com cursos de Vigilância em Saúde e, Planejamento e Organização da Gestão Municipal e Regional para o Enfrentamento das Arboviroses (zica, chikungunya, dengue e febre amarela), com a participação da diretora municipal de Saúde Coletiva, Alexandra Fachini.
De acordo com a diretora, foi ressaltado durante o curso que, por mais que os números de casos tenham diminuído (zica, chikungunya, dengue), nenhum município deve abaixar a guarda. Ainda de acordo com ela, apesar de Caraguatatuba não ter registrado casos de febre amarela, foi importante escutar o relato de como Ribeirão Preto está enfrentando esta doença no município.
A responsável pelo Fundo Municipal de Saúde, Elizabeth Sabrina, participou do curso sobre “Planejamento Orçamentário e Financeiro e a Lei 141”. Enquanto a farmacêutica da Vigilância Sanitária, Anelise Kojo, participou do curso sobre “Assistência Farmacêutica – Competências, Atribuições e Processos de Trabalho”.
Já o servidor Fábio de Souza Cabral, da Diretoria Administrativa da pasta, destacou que a partir das informações recebidas no curso “Efetividade da Gestão de Custos em Serviços de Saúde”, implantará o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), em Caraguatatuba.
O Congresso também promove a 14ª edição da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, completada pelas tradicionais Rodas de Conversa em que estão sendo debatidos trabalhos expostos e também com a entrega do 7º Prêmio David Capistrano, aos trabalhos que se destacarem.