Fotos: Solani Oliveira Santos/PMC
Os professores da rede municipal de Ensino Fundamental 1, que atendem alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas salas de recursos multifuncionais, participaram do primeiro encontro de formação do setor de Educação Inclusiva, nessa terça e quarta (28 e 29).
O objetivo principal apresentar aos professores apresentar a proposta inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de acordo com as diretrizes e demais legislações vigentes para o ano letivo.
Os conceitos de “Sinergia”, “Sintonia” e “Simpatia”, como modelo de trabalho em equipe, foram abordados como proposta para o atendimento aos educandos. Foi ressaltada também a importância do protagonismo do corpo docente no processo inclusivo, com o suporte das equipes gestoras, do Apoio Pedagógico e Supervisão.
Outro tema enfatizado na formação foi o conceito de “Ajuda Supérflua”, defendido por Maria Montessori, ou seja, qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem. Dois vídeos com demonstrações de intervenção adequadas com vistas a promover o desenvolvimento da autonomia e independência das pessoas com deficiência foram exibidos e discutidos posteriormente. Ao final foi proposta uma reflexão sobre o vídeo de “Você gosta do que faz?”, com o professor Leandro Karnal.
De acordo com Solani Oliveira Santos, diretora do setor, as formações visam a reflexão dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e também reforçar a atuação do setor de Educação Inclusiva para encontrar o melhor caminho de aprendizagem e vivência do aluno com NEE.