Foto: Claudio Gomes/PMC
Todos os dias, mais de 30 veículos saem de Caraguatatuba em direção a outras cidades do estado de São Paulo para atender munícipes que necessitam de acompanhamento diferenciado em especialidades médicas que Caraguatatuba não comporta.
Sérgio Dias Rodrigues, morador de Caraguatatuba desde 1977, teve sua mãe, Celeste de Freitas Dias dos Santos, diagnosticada com câncer de mama em meados do ano de 2017. O tratamento da enfermidade foi iniciado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mas logo teve de ser encaminhada para a capital, São Paulo.
Prontamente, Rodrigues e dona Celeste, passaram a usufruir do serviço de transporte da secretaria de saúde para o tratamento do câncer. Durante o tratamento, foi realizada uma cirurgia para a retirada do tumor. “Agora só é preciso ir a São Paulo a cada seis meses para acompanhamento”, disse Rodrigues. A importância do uso do transporte da saúde no processo de tratamento de sua mãe o motivou a enviar uma carta à Prefeitura de Caraguatatuba em agradecimento ao serviço.
Segundo o coordenador do transporte da Secretaria de Saúde, João Reginaldo Andolfo, cerca de 150 pessoas são atendidas diariamente na capital, no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e em outras cidades do estado de São Paulo. “Já trabalhei como secretário de transportes em outra cidade e conheço poucas cidades que têm a estrutura que Caraguá possui”, afirmou Andolfo