A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da equipe de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra sobre indicação de métodos anticoncepcionais e Planejamento Familiar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Getuba nesta terça-feira (02/10).
Com o objetivo de incentivar casais a refletir e a dialogar sobre o planejamento da situação familiar e como se portar diante de situações de ausência de um plano, a palestra foi ministrada pela assistente social da Secretaria de Saúde, Clarice Maria de Campos Larcher.
“Existem vários métodos de planejamento familiar, são eles os contraceptivos, tais como Dispositivo Intra Uterino (DIU) e Laqueadura Tubária (método definitivo). Nessas situações, aconselhamos e orientamos os casais para métodos que mais os favoreçam. Na palestra, também vamos buscar levar aos pais orientações de como lidar com crianças e adolescentes que também precisam de orientações sobre o assunto.”
Uma das ouvintes da palestra, Valdirene Lima de Sousa, que já tem filhos, ressaltou a importância do tema. “É importante para adquirir novos conhecimentos e aprender. Saber sobre algo mais novo, dentro desse assunto, é ter um conhecimento a mais.”
A coordenadora do CRAS Getuba e assistente social, Elaine Pizini, explicou que a palestra faz parte do calendário de encontro mensal de grupos que o CRAS trabalha junto às famílias. “Esse grupo sempre tem palestras que desenvolvem temas pertinentes a eles e planejamento familiar sempre será um tema importante de ser debatido. Isto porque o enfoque da palestra é trabalhar com as famílias, que é sempre nosso objetivo.”
Outra palestra que abordará o mesmo tema será ministrada no CRAS Massaguaçu/Pedra Grande na sexta-feira (19) das 9h às 11h.
Fotos: Luis Gava/PMC