O Bloco Devotos da Cheirosa surgiu em 2000, quando amigos se encontraram e resolveram criar um bloco carnavalesco com características baseadas na cultura caiçara e, ao mesmo tempo, proporcionar tanto folia quanto alegria ao ritmos de marchinhas antigas para os moradores e turistas frequentadores da Massaguaçu, na região Norte de Caraguatatuba.
O curioso nome se deu a partir da invenção de uma bebida – mistura constituída de pinga com erva cidreira – que agradou aos paladares dos foliões de diversos lugares que participaram da festividade.
Assim ao embalo dessa bebida, os “Devotos da Cheirosa’ animam o carnaval de rua do bairro todos os anos. A expectativa do presidente Emerson Rogério França, o ‘Me’, é reunir de 4 a 5 mil foliões ao longo do trajeto que vai do início da avenida Maria Carlota até a Praça da Cocanha
O embalo vai com a cantora Mara Amaral levando as tradicionais marchinhas carnavalescas. “Nosso objetivo é fazer um carnaval voltado para as famílias e foliões
“do bem”, que realmente buscam se divertir de forma pacífica e
recreativa”, diz Me.
Aos interessados, os abadás custam R$ 25 e podem ser adquiridos na avenida Maria Carlota, 111, local também onde será feita a concentração para a saída do bloco que agita o bairro de sábado (2) a terça-feira (5).
Homenagem:
Este ano o Devotos da Cheirosa presta uma homenagem ao ‘Careca’, pescador e um dos fundadores do bloco que recentemente partiu de forma triste e repentina. “Ele cativava a todos com seu estilo simples e genuíno”, diz o presidente.