A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma noite de gala, na quarta-feira (10/04), no Teatro Mario Covas, para comemorar a formatura da primeira turma da Guarda Mirim do município.
O prefeito Aguilar Junior, secretários de governo, adjuntos, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino, vereadores, familiares e convidados, prestigiaram o evento que foi aberto com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e do município pela Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal), regida por Marcos dos Santos.
A oradora da turma, Paloma de Barros Alves, 15 anos, ressaltou a emoção de estar ali, representando os demais formandos. “Todos nós entramos com o intuito de sairmos pessoas melhores e conseguimos, apesar das dificuldades. Sempre tivemos muito cuidado, carinho e amor por parte dos professores e da nossa família para seguirmos em frente”, destacou.
Em seguida, o aluno Gustavo Pinto Arriel pediu que todos se levantassem para fazer o juramento, que ressaltou a ética, a cidadania, o cumprimento das leis e do bem comum nas ações dos Guardas Mirins.
O diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, agradeceu ao prefeito, à secretária de Educação, Márcia Paiva, ao secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior e aos professores. “Juntos conseguimos cumprir essa etapa com ótimos resultados. Estamos no caminho certo. Foi uma honra e um privilégio participar da vida desses adolescentes. Que vocês sejam honestos, esforçados, bondosos e honrem a Guarda Mirim de Caraguatatuba”, afirmou.
Em seu discurso, Aguilar Junior, ressaltou a alegria de participar desse momento histórico. “É um pedacinho do nosso Plano de Governo que se concretizou. Gostaria de agradecer, especialmente, ao professor Daniel, que entendeu nossa proposta com a implantação da Guarda Mirim. Também aos vereadores Aurimar Mansano e De Paula, que foram determinantes para a criação e regulamentação da Guarda Mirim por meio da Lei 1.190 de 2005 e do Decreto 895 de 2018. Da mesma forma, agradecemos ao vice-prefeito, Campos Júnior, e à secretária de Educação, Márcia Paiva, por darem suporte, assim como às famílias dos alunos”, afirmou.
O prefeito deixou ainda um recado para os empresários da cidade: “Contamos com vocês para que os Guardas Mirins, ao término do estágio, sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Deem oportunidade a eles nas empresas”.
A formanda, Brenda de Oliveira, 17 anos, disse que se sente mais responsável e disciplinada. “Agora vamos iniciar uma nova experiência, que vai contar muito para enfrentar o mercado de trabalho. No futuro, quero fazer Pedagogia, porque acho lindo ensinar outras pessoas”, contou.
O colega, Bruno Kauan Coelho da Silva, 14 anos, avaliou que as aulas nesses primeiros seis meses ensinaram, principalmente, a importância da postura, disciplina e hierarquia que, em sua opinião, está faltando no Brasil. “Tenho uma expectativa alta de fazer Direito na USP e ser político e quem sabe, presidente da República”, revelou.
Os pais de Bruno, Edvaldo Martins Barbosa, 38 anos, e Carina Coelho da Silva, 38 anos, prestigiaram o filho. “A Guarda Mirim complementou os estudos dele, ocupou seu tempo livre, além de torná-lo mais disciplinado. Excelente projeto da Prefeitura”, declarou Edvaldo.