Abolição da Escravatura é lembrada com rodas de conversa e cultura afro-brasileira em São Sebastião

Crédito: Divulgação | PMSS

Mobilizações, manifestações culturais e debates sobre o significado do dia da abolição para o movimento negro vão marcar o mês de maio em São Sebastião, durante o “13 de Maio na Perspectiva Negra”.

Organizado pela Associação de Cultura Banto do Litoral Norte Paulista-Acubalin, grupo Batuque Caiçara e pelo Conselho da Comunidade Negra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, da Casa Brasileira e do Coletivo Negro Odu, a partir desta sexta-feira (10/05), diferentes espaços da cidade vão abrigar rodas de conversa, cantorias tradicionais, danças, palestras, cortejos e apresentações musicais afro-brasileiras.

Com o objetivo é ressignificar a data e marcar a visão dos negros sobre o fim da escravidão no Brasil, a abertura do evento acontecerá na Casa Brasileira, localizada na Rua da Praia, dia 10, às 19h, com uma roda de conversa sobre a abordagem do tema na educação, o espaço da cultura e da religiosidade, a visão do negro sobre as diásporas e a resistência, o espaço da mulher negra nas narrativas não oficiais e como ressignificar a luta pela abolição após mais de um século de apagamento.

Nivaldo de Sena Barbosa, um dos organizadores, justifica essa mobilização. “Nós, do grupo Batuque Caiçara, sentimos que, depois do carnaval deste ano, o movimento cultural de resistência negra ficou mais forte, com o afoxé, o jongo e o samba de roda. Por isso o pensamento de fazer algo pra nos lembrar sobre a escravatura e unir as forças em São Sebastião”.

As atividades seguem nos dias 17, 25 e 31 de maio, sempre com entrada gratuita. Para abrilhantar ainda mais o evento, Tata Kajalaci se apresentará com Cantos de Nkisi, lembrando as raízes culturais negras.

Confira a programação completa:

 Abertura: Dia 10/05 (sexta-feira) – 19h

Local: Casa Brasileira

Cantos de Nkisi –  com Tata Kajalaci

Roda de Conversa com:

Shirlei Rodrigues – Conselheira da Comunidade Negra – CMPCSS

Ataualpa de Figueiredo –  Acubalin | Terreiro Ilê N’Zambi

Lala Machado – atriz

Nino – Coletivo Negro Odu de Ilhabela-SP

Nivaldo de Sena Barbosa – Batuque Caiçara

Dia 17/05 (sexta-feira) – 19h

Conversa com o Tata Kajalaci

Local: Terreiro Ilê N’Zambi | End:Trav.2, Av. Orlando Souza, 223, Perequê Mirim

Dia 25/05 (sábado) – 19h

Palestra: Mulheres negras e cultura afro-brasileira, com Mariana Machado Rocha – Faculdade de Educação /Universidade de São Paulo

Local: Teatro Municipal de São Sebastião | Av. Dr. Altino Arantes, 2 | Centro

Dia 31/05 (sexta-feira) – 20h

Cortejo do Afoxé Ilê N’Zambi e  Batuque Caiçara

Local: Rua da Praia | Concentração em frente ao prédio da Marinha

Realização: Conselho da Comunidade Negra – CMPCSS

Batuque Caiçara

Acubalin

Apoio: Prefeitura de São Sebastião | Casa Brasileira | Coletivo Negro Odu

Compartilhar

Arquivos