Os problemas urbanísticos e ambientais do País pela ótica de alunos do 5º ano. Este foi o tema de uma palestra ministrada pelo secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardozo, que nesta semana conversou com crianças de 10 anos da Escola Imperatrice.
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Thais Cardoso Fernandes, conta que, atualmente, os alunos estudam sobre urbanismo e problemas ambientais, por isso fez o convite para a participação do secretário que poderia tirar várias dúvidas.
Durante o bate-papo, os alunos tiveram a oportunidade de abordar temas como questão do lixo, ocupações nas encostas, danos ambientais, praia sem balneabilidade, despejo de esgoto nos rios, lixo nas ruas, preservação das nascentes e problemas urbanísticos.
“Impressionante como a criançada está muito inteligente e graças a Deus consegui plantar uma sementinha em relação à preservação e conservação ambiental e urbanística”, destaca Cardozo.
Para a satisfação dos alunos, o prefeito Aguilar Junior também fez uma participação especial em conversa por videoconferência falando da importância do interesse das crianças por esse tema que envolve o a preservação ambiental.
Após o bate-papo, os estudantes receberam mudas de uma planta nativa, a grumixama, com a missão de pesquisar mais sobre ela e falar o plantio com as coordenadas geográficas marcada. “Combinamos de fazer um acompanhamento desse trabalho”, comemora o secretário de Urbanismo.