A partir do dia 3 de janeiro, o atendimento ao público das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania será alterado conforme o decreto Nº 1.560, de 30 de novembro de 2021.
O decreto, publicado em Diário Oficial Eletrônico, determina aos servidores públicos municipais o retorno ao expediente de oito horas, a partir de janeiro, diárias nas respectivas repartições, observadas as jornadas de trabalho fixadas em lei.
O atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Centro, Sul e Norte – e dos bairros Barranco Alto, Jetuba e Massaguaçu, será das 8h30 às 15h30. Já no Banco de Alimentos, no Jardim Britânia, terá atendimento das 8h às 16h.
O CRAS é a porta de entrada da assistência social. Nele, são ofertados serviços, programas e projetos da Proteção Social Básica por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Quem utiliza o CRAS também recebe orientações sobre os benefícios assistenciais e pode ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Outro equipamento muito importante para o município é Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Jardim Aruan. Nele, o atendimento será das 8h às 16h.
O CREAS oferta serviços especializados e continuados às famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
As unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania funcionam de segunda a sexta-feira. Por conta dos feriados e pontos facultativos, o funcionamento pode ser alterado. Consulte.