A ação de limpeza de rios, praias e costeiras em locais de difícil acesso segue a todo vapor. Até o momento, 691 quilos de lixo já foram recolhidos dos locais, sendo descartados incorretamente pelos frequentadores.
Esta semana, as equipes realizam serviço na margem do Rio Santo Antônio, no Indaiá; na margem do Rio Guaxinduba e na costeira da praia Martim de Sá; na margem do Rio Lagoa, no Capricórnio e na Praia da Pedra da Freira, no Camaroeiro.
Os agentes de limpeza encontram de tudo nos locais, principalmente tampas de plástico, garrafas PET, bitucas de cigarro, sacolas plásticas. Até pneu, colchão, vestuário e fraldas já foram recolhidos.
A ação serve também para reforçar a população sobre a importância de manter estes locais limpos, evitando que os microlixos poluam o mar e as espécies marinhas. “A participação da população é fundamental para preservação do nosso meio ambiente. Visite os locais, mas leve seu lixo embora, se todos fizerem sua parte, todo mundo aproveita!”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Tatiana Soares Scian.
A ação faz parte da campanha ‘Um Novo Verão’ da Prefeitura de Caraguatatuba e é custeada com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Educação Ambiental
Alusivo ao combate do descarte irregular de microlixos, a SMAAP também realiza nas praias, orientação aos banhistas sobre a importância do descarte correto do lixo. De forma lúdica, artistas locais abordam os frequentadores das praias e por meio de cenas teatrais, com materiais de divulgação, mostram a importância de manter o ambiente limpo para que o lixo não polua o mar.
A ação é realizada de quinta a domingo e nesta semana a equipe estará nas praias da Cocanha, Mococa, Tabatinga e na Praça do Artesão.