A sala de aula ganhou um formato diferente para alunos das Escolas Municipais Prof. João Benedito Marcondes e Masako Sone, de Caraguatatuba. Os estudantes visitaram a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que despertou o interesse ao citar exemplos da utilização do gás no cotidiano das famílias. “Aqui na UTGCA, nós recebemos a matéria-prima, que é o gás retirado do fundo do mar, e transformamos em algo que possamos usar, como o GLP e o gás natural utilizado em veículos”, explicou Igor, convidando os alunos a refletir sobre como são usados diversos ingredientes para o preparo de um bolo, em uma comparação com o processo que estavam conhecendo.
Os participantes demonstraram grande curiosidade a cada explicação. Eles também puderam conhecer por dentro como é a Unidade e parte do processo de produção. Um dos alunos comentou que nunca tinha visto toda aquela tecnologia e os equipamentos apresentados durante a visita.
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.
Para o professor Robson de Morais, da EMEF Benedito Marcondes, o relacionamento entre escola e empresa faz toda a diferença no aprendizado. “A oportunidade de visitar uma indústria que está instalada na cidade onde vivem é muito importante. Eles passam a entender o que é produzido no local e como o gás chega até as pessoas. Eu mesmo não imaginava a magnitude da UTGCA. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa”, concluiu.
A visita faz parte do projeto “Energia com Escolas”, uma iniciativa das gerências de Comunicação e Responsabilidade Social da Petrobras.