O sábado (10) foi dia de revisitar a infância, se divertir e emocionar-se para um grupo de 20 idosos e PcD (Pessoa com Deficiência) de Caraguatatuba, usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi/Acalento), que foram assistir ao musical “O Pequeno Príncipe”, no Teatro Villa Lobos em São Paulo.
A turma foi acompanhada pelo secretário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, e equipe de servidores da Sepedi e do Ciapi/Acalento.
Os convites foram obtidos pelo casal de artistas Débora e Júlio D’Zambê, junto à produção do espetáculo e doados à Sepedi. O casal foi assistir à peça e soube que há patrocínio do governo e com isso tem uma contrapartida de entradas gratuitas para determinados públicos.
Como Júlio é o atual Mister Melhor Idade de Caraguatatuba e frequentador das atividades do Ciapi, teve a ideia de solicitar os ingressos para os idosos e fez a doação ao secretário da Sepedi, Amauri Toledo.“Um dos produtores do espetáculo é também produtor do nosso projeto ‘Dois Velhinhos pelo Mundo’. Em conversa, descobrimos essa possibilidade de levar os idosos do Ciapi para assistirem o musical”, contou
Essa foi a primeira vez que Roberto Martins, 67 anos, foi a um teatro assistir uma peça. Nem a baixa visão tirou a emoção do momento. “Foi tudo muito bonito”, afirmou.
O amigo, Edson José Mara, 54 anos, cego, também curtiu a experiência. “Antes de perder a visão, já havia lido o livro. Então pude acompanhar a história pelos diálogos e pelas músicas. Valeu a experiência de recordar”, contou.
Já Antônia Gomes afirmou que nunca viu um espetáculo tão bonito. “Amei, adorei”, resumiu.
A colega Shirley Albuquerque, 77 anos, acrescentou: “Foi maravilhoso. A mensagem da peça é para que as pessoas tenham mais, união, mais amor, mais empatia. O mundo está precisando”, afirmou.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, disse que a viagem foi muito proveitosa. “Poder proporcionar um passeio fora do município com conforto, segurança e lazer para idosos e PcD é gratificante. Nossa proposta é que no próximo ano, organizaremos outras excursões como essa”, declarou.
Musical
O musical “O Pequeno Príncipe” com roteiro de Sheila Dryzun, evidencia valores como superação, amor, fé e consciência ecológica trazidos pelo livro.
O ineditismo e gancho inovador do roteiro fizeram com que o espetáculo tivesse apoio da família do autor do livro “O Pequeno Princípe”, Antoine de Saint-Exupéry, que, inclusive, passou à produção do espetáculo informações e detalhes inéditos sobre a vida do autor.
O espetáculo traz os já conhecidos personagens, a Raposa (Luciana Ramanzini) e a Rosa (Bruna Guerin), que ajudam o Pequeno Príncipe a contar sua jornada pelo nosso planeta e a descobrir a criança que ainda existe dentro de cada um de nós.
A novidade é a entrada do personagem Aviador (Thiago Machado), alusão a Saint-Exupéry, que entra na costura da história para trazer analogias e similaridades entre criação e criador.