O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 apresentou 610 procedimentos formalizados dos 1.128 atendimentos feitos entre os dias 1º e 28 de fevereiro. Desse montante, 518 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O balanço do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em fevereiro, o Procon formalizou 214 consultas simples; quatro atendimentos preliminares; 181 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 30 finalizadas com acordos e 41 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 58 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, três abertas sem o retorno da CIP, duas atendidas e três reclamações não atendidas; 56 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 18 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 12 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em 45 audiências conciliatórias das 65 audiências agendadas pelo Procon em fevereiro.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências sem o fornecedor |
Janeiro | 694 | 1.213 | Financeiros e internet fixa (serviços) | 61 | 20 |
Fevereiro | 610 | 1.128 |