As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê viraram destaque da mídia nacional nas últimas semanas.
A tecnologia empregada, bem como os benefícios da obra à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e a navegação foram os enfoques destacados nas reportagens.
As publicações foram divulgadas nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de São Paulo, além do portal de notícias UOL. Além disso, a Vanguarda, afiliada da Rede Globo, também gravou matéria no local.
A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento desde 2020 e para a construção dos molhes Norte e Sul são utilizados maquinários para colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar.
O lado Norte já chegou aos 1.200 metros de comprimento (já finalizado), enquanto o lado Sul já atinge 1.300 metros de extensão (de um total de 1.350). Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
O enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior construção de molhes do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões. A conclusão será neste primeiro semestre.