A Prefeitura de Caraguatatuba deu início nesta sexta-feira (28), à segunda fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019, para os candidatos aos cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino.
O curso foi iniciado com uma cerimônia, realizada no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira (Centro Universitário Módulo), que contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, Tato Aguilar, do Secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, do vereador Marcelo Pereira, do presidente da Comissão do Concurso, Maurício Ferreira, entre outras autoridades.
Na oportunidade, o Prefeito Aguilar Junior assinou a Lei 2.726, de 25 de unho de 2024, que institui o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba.
O Centro, instalado na Praça de Eventos do Porto Novo, região Sul da cidade, será destinado à formação básica e à requalificação da guarda municipal, visando a atualização e o aperfeiçoamento profissional, planejando e desenvolvendo atividades pertinentes ao ensino, instruções e treinamentos.
Também durante o evento, Aguilar Junior fez a entrega de novos uniformes aos 25 candidatos que compareceram, de um total de 54 convocados. Os candidatos que não compareceram na data e horário especificado, foram considerados reprovados e consequentemente eliminados do concurso.
Os candidatos passarão pelo curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses. Tecnicamente, o curso foi iniciado nesta sexta e seu encerramento está previsto para meados de outubro.
Durante o curso, os candidatos aprovados terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
Na cerimônia, Aguilar Junior fez agradecimentos ao secretário Marcel Giorgeti, responsável pela criação da GCM, e falou sobre as grandes dificuldades e barreiras que foram enfrentadas para implantar a corporação no município. “A GCM é hoje uma instituição que ninguém nunca mais vai tirar da cidade. Hoje a Guarda é sólida e durante esse curso, os candidatos entenderão que grande responsabilidade é ter um lema ‘Protetora e Amiga’”.
Ao candidatos, o prefeito pediu dedicação ao curso: “Que essa formação seja de entrega. Quero ver, ao final dessa etapa, os 25 integrantes formados como GCMs para comemorarmos juntos, caminhando ombro a ombro. Quero ver vocês valorizando a farda e representando nossa cidade com orgulho e dedicação”.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.