O Projeto Jovem Repórter, desenvolvido junto aos alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, rendeu uma visita ao estúdio do Link Vanguarda na sede da emissora de televisão, em São José dos Campos, na quinta-feira (28).
A idealizadora do projeto foi a professora Lilian Adriana Cabral Moreira, hoje coordenadora pedagógica da unidade escolar.
“Fiz esse projeto na EMEF Professor Luiz Silvar, no bairro Casa Branca, onde trabalhei anteriormente. Deu certo, tivemos bons resultados, lá. Quando vim para o Arouca, decidi fazer aqui também. Esse projeto é direcionado aos alunos do 9º ano. Os professores de Português trabalham o gênero reportagem televisiva com os adolescentes. Eles fazem atividades relacionadas em sala de aula, aprendem sobre o gênero e, no final, cada um gravou uma reportagem, com temas definidos por eles”, contou Lilian.
Os estudantes trabalharam em dupla para escolher e gravar a matéria. Posteriormente, todos os trabalhos foram postados na página no Instagram da escola e foi aberta votação popular.
A escolha dos alunos para a visita à TV Vanguarda foi feita pelas reportagens escolhidas pelos professores que votaram também e pela maior votação no Instagram. A tratativa para a visitação foi feita entre a coordenadora pedagógica e o chefe de reportagem da emissora, Ricardo Guedes. Lá, os visitantes puderam circular pela redação, marketing, produção, edição e estúdio.
“Achei muito interessante conhecer os estúdios. Todos foram muito simpáticos com a gente, explicaram como tudo funciona. Não sabia, por exemplo, da troca de informações das emissoras de todos os estados, os jornalistas se ajudam entre si”, disse Murilo Leite Mendonça, 15 anos.
A aluna Kauani de Araujo Souza Laurindo, 14 anos, declarou: “Foi interessante e emocionante conhecer pessoalmente, tudo aquilo que vejo pela TV”.
Já Kauã Marcelo Bururu Barjudi Belotto, 14 anos, ficou impressionado como funciona realmente toda a parte de produção e edição de matérias. “Não tinha ideia que é um processo com várias etapas”, disse.
A colega Manuella Oleoin do Prado, 14 anos, afirmou que ficou impressionada com as descobertas: “Ver como uma reportagem é feita por trás das câmeras. Descobri que todo o processo, até chegar ao público, passa por muitas pessoas, é muita gente envolvida para fazer uma matéria que vai ao ar depois”.
Ao todo foram 15 alunos, acompanhados pelos professores de Português, Aliomar Cleyton Pereira e Michelle Resende Reis de Castro.
“Foi uma experiência enriquecedora para mim, que sou profissional da área de Letras, tanto por desenvolver o projeto Jovem Repórter com ele, como também ter participado dessa visita. Levar os alunos até a TV Vanguarda, trouxe eles a uma realidade até então desconhecida. Nós saímos da esfera da teoria do livro didático, dos recursos eletrônicos, para ver na prática como é feita uma reportagem, como é produzida, editada, como selecionam os fatos. A recepção que tivemos foi excelente. Nós todos gostamos muito de conhecer pessoalmente a apresentadora Talita França, que, inclusive, nos convidou a conhecer o estúdio móvel da TV, que estará no dia 9 de dezembro, na praia Martim de Sá. Espero que tudo isso tenha contribuído pedagogicamente e tenha inspirado nossos alunos a construir novos caminhos na vida deles”, concluiu Pereira.