Funcionários das Secretarias da Fazenda, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e do Gabinete do Prefeito assistiram à palestra “Prevenir é uma das formas de Lutar!” na última quarta-feira (19/11), no Paço Municipal, no Centro. A atividade integrou a Campanha do Novembro Azul do Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria de Saúde.
#PraTodosVerem: Urologista e cirurgião geral, Paulo Sérgio Martins de Abreu,: O urologista e cirurgião geral, Paulo Sérgio Martins de Abreu; a presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Dra. Talita Carneiro; o prefeito Mateus Silva; e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Braz; durante a palestra de prevenção ao câncer de próstata no Paço Municipal (Foto: Hugo Labanca/PMC)
Ministrada pelo urologista e cirurgião geral, Paulo Sérgio Martins de Abreu, a palestra abordou a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata, que leva 25% dos doentes a óbito, mas possui 90% de chance de cura quando descoberto no início. Na ocasião, o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Juliano Gonzalez Câmara, também tratou da Campanha do Novembro Vermelho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca.
“A prevenção sempre é o melhor remédio. O homem não tem o hábito de ir ao médico, é por isso que as mulheres vivem até os 90 anos de idade e os homens não”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Braz.
A presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, disse que o homem deve aproveitar o mês de novembro para cuidar da sua saúde em todos os aspectos.
“Nós sabemos que culturalmente muitos homens ainda deixam o autocuidado para depois, mas digo com convicção que a prevenção salva vidas. Um simples exame feito no momento certo pode evitar um tratamento mais complexo, pode dar mais anos de vida, mais tempo com os filhos, com a esposa, com a família, com quem se ama”, orientou.
Para o prefeito Mateus Silva, a prevenção do câncer de próstata precisa deixar de ser um tabu para os homens. “Nós homens temos uma dificuldade muito grande de aceitar esse assunto. A prevenção e o autocuidado conseguem salvar vidas. Nós precisamos nos preservar com a adoção de práticas saudáveis”, recomendou.
Fotos: Hugo Labanca/PMC e JC Curtis/PMC


