Aproximadamente 19 trabalhadores que devem atuar na manipulação de alimentos durante o Festival da Tainha participaram do Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos promovido pelo Banco de Alimentos de Caraguatatuba. O evento gastronômico ocorre de 9 a 13 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo.
A capacitação foi dividida em dois dias (23 e 24 de junho), com carga horária de quatro horas cada e realizada na Colônia de Férias AOJESP, no Porto Novo, e na sede do Banco de Alimentos.
#PraTodosVerem: A nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos, Cíntia Araújo, ministra Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para os trabalhadores do Festival da Tainha. (Fotos: Luís Gava/PMC).
O curso foi ministrado pela nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos, Cíntia Araújo, que abordou temas relacionados à segurança alimentar, higiene dos alimentos e atualização das normas sanitárias vigentes.
Durante os encontros, os participantes receberam orientações sobre a renovação da legislação da Vigilância Sanitária e a importância de acompanhar as atualizações das normas que regulamentam a manipulação de alimentos. Também foram discutidas práticas fundamentais para garantir a qualidade dos produtos oferecidos ao público e a prevenção de riscos à saúde dos consumidores.
Entre os conteúdos abordados estiveram os procedimentos corretos de higiene dos alimentos, a segurança dos trabalhadores, situações que impedem a manipulação de alimentos e as condutas adequadas em casos específicos. Os participantes também aprenderam a identificar comportamentos que podem causar contaminação dos alimentos e receberam orientações sobre o procedimento correto de lavagem das mãos.
Outro tema abordado durante a capacitação foi a importância da realização periódica dos exames de coprocultura e protoparasitológico, que devem ser feitos semestralmente pelos profissionais que atuam diretamente na manipulação de alimentos, conforme as exigências sanitárias.
“O curso é importante para aqueles que trabalham com a manipulação de alimentos. Além de ser uma exigência da Vigilância Sanitária, é uma ferramenta para prevenir doenças transmitidas por alimentos contaminados, zelando pela saúde e bem-estar dos consumidores”, destacou a nutricionista Cíntia Araújo.
Secretaria de Comunicação Social – 25/6/2026
Fotos: Luís Gava/PMC.


