O projeto foi inspirado na exposição fotográfica Mudanças de um Contorno, de Felipe Samurai. A entrada é um panetone
O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia seu novo espetáculo Memórias de um Contorno no dia 16 de novembro às 20h, no Teatro Mario Covas, com direção artística de Cristina Neves. O ingresso é solidário, a entrada é um panetone.
O projeto foi inspirado na exposição fotográfica Mudanças de um Contorno, de Felipe Samurai, que registrou o início das obras dos Contornos da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba e São Sebastião. A partir do encontro entre o Corpo de Baile de Caraguatatuba e o fotógrafo, a proposta de ampliar a visão da exposição se consolidou. As imagens projetadas a partir da interpretação e inferência nos corpos em movimento, as cenas foram concebidas.
“Partindo desse ponto de vista e ampliando o impacto às percepções corporais, cognitivas e emocionais causadas por essa obra, surge a reflexão e o questionamento: Como as transformações externas afetam o comportamento individual e coletivo das pessoas no entorno? Um olhar sob percepções mínimas de mudanças individuais, que assim como o contorno, nos transformam diariamente e ao retornarmos, não nos reconhecemos mais”, conta a diretora artística Cristina Neves.
O Projeto Memórias de um Contorno propõe a produção, circulação, debate e reflexão sobre as mudanças internas e externas a que somos submetidos diariamente, ancorados no mote inspirador, as fotografias de Felipe Samurai, que são fonte de propósito e desenvolvimento das cenas. “Foi por acaso, mas nada é por acaso, que o encontro se deu. As imagens incríveis da exposição Mudanças de um Contorno de Felipe Samurai e o momento que o artista é afetado se identifica e a arte mais uma vez se transforma. Daí nasceu Memórias de um Contorno“, lembra Neves.
“Ter minhas fotografias inspirando um trabalho de dança e ver essa união das linguagens, é uma honra”, afirma Samurai.
Sobre a exposição fotográfica Mudanças de um Contorno de Felipe Samurai
A mostra traz a importância da fotografia como registro histórico e as transformações no desenvolvimento urbano, ambiental e social, impactados pela construção de uma estrada. As imagens retratam o início das obras dos contornos da rodovia dos Tamoios, produzidas entre 2015 a 2018 em Caraguatatuba e a partir de 2022, em São Sebastião.
O projeto foi inspirado na coleção temática de fotos da construção da estrada na Serra do Mar, ligando o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, em 1930, do Arquivo Público de Caraguatatuba “Ariano Sant’Ana de Barros”.
Serviço
Espetáculo de dança Memórias de um Contorno
Dia 16 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Mario Covas
Ingresso solidário: Um panetone
Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá
Telefone: (12) 38812623