Cônsul do Japão, Noriteru Fukushimam, em visita ao Clube Atlântico, na Enseada, em São Sebastião
Jessyca Biazini
O cônsul geral do Japão, Noriteru Fukushima, esteve no Litoral Norte, ontem, para conhecer as comunidades nipo-brasileiras da região. De manhã esteve em Caraguatatuba, onde almoçou com os colonos. Já na parte da tarde foi recebido pela Associação Cultural Esportiva Atlântico, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, para um lanche da tarde.
O cônsul, que está no Brasil desde setembro de 2012, já visitou mais de 100 colônias japonesas para conhecer a realidade de cada local. “No Litoral Norte somente Caraguatatuba e São Sebastião tem clubes, já Ubatuba tem a comunidade, mas sem espaço próprio. Gostei muito do Atlântico, de todos que vi é o único com vista para o mar”, explica.
De acordo com Fukushima, todas as colônias japonesas passam por uma fase de mudanças. “Estamos na 2ª e 3ª geração, a imigração começou em 1908 e este ano completamos 105 anos, os que chegaram antes da guerra não existem mais. Temos nas comunidades pessoas na faixa de 70 a 80 anos e precisamos reunir mais jovens e abrir as portas para os não japoneses”, afirma o cônsul ao completar que estas visitas também são para apresentar novas possibilidades.
Para o cônsul, é importante que os jovens se interessem pela cultura e conheçam as tradições. “Eventos da cultura japonesa como o Karaokê, cursos de culinária, ensinar a desenhar mangas, tocar taiko (instrumento de percussão), podem ser apreciados por todas as idades. Com a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, teremos muitos intercâmbios, várias empresas também estão vindo para o Brasil e é uma grande oportunidade para estreitar os laços”.
O evento também contou com a participação do deputado estadual, Hélio Nishimoto (PSDB), morador de São José dos Campos e representante do Vale do Paraíba na Assembléia Legislativa. “Tenho prazer em apoiar o segmento nipo-brasileiro. Por meio de emendas parlamentares repassamos recursos para eventos da comunidade, como o Festival do Japão, em São Paulo e o Paulistão de Karaokê. Fiquei muito feliz em ver a organização e as atividades da Associação Atlântico”.
Irene Takako Mori, presidente da Associação Cultural e Esportiva Atlântico, está honrada em receber a visita social da autoridade japonesa. “O clube funciona a 57 anos e temos atividades tradicionais como o gateball, jogo que utiliza taco e bola, queremos muito ter um grupo de taiko, e receber o cônsul é importante para incentivar e valorizar nossos projetos”. Também compareceram Sebastião Santana, representante do prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi, e Hiran Danese, responsável pela regional Costa Norte.
A Associação Cultural e Esportiva Atlântico fica na avenida Emílio Granato, 5784, Enseada. Mais informações pelo telefone (12) 99714.1803.
Foto: Jessyca Biazini/IL