Fotos: Divulgação/PMC
Ao comemorar dois anos de atividades, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguá abre inscrição para o Programa “Selo Empresa Inclusiva”, que visa reconhecer iniciativas de empresas privadas que adotem padrões de acessibilidade no espaço físico e que possibilitem a empregabilidade de pessoas com deficiência.
Podem se inscrever, a partir do dia 6/3/2014 até o dia 6 de maio, empresas de Comércio e Serviços de Caraguá nas seguintes categorias: microempresa (até nove funcionários); pequeno porte (10 a 49 funcionários); empresa de médio porte (50 a 99 funcionários); e grande porte (acima de 99 funcionários).
Os interessados em concorrer podem usufruir de consultoria especializada, gratuita, oferecida pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10.000,00 (dez mil reais) e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa receberá R$ 8.000,00 (oito mil reais) e troféu. O selo poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os vencedores também terão publicidade nos eventos da secretaria.
O “Selo Empresa Inclusiva” de Caraguatatuba será atribuído anualmente, no dia 3 de dezembro, data que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, e fará parte da programação do Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência.
Comemoração – No último sábado (22), a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso completou dois anos de atividades. Nesse período, foram implantados projetos e programas, ministrados cursos e firmadas parcerias com entidades locais, além de premiações conquistadas em níveis estadual e federal.
Entre os projetos, destaque para o “Caraguá Acessível – construindo espaços inclusivos”. O programa engloba várias ações que já foram implementadas como a “Praia Acessível”, “Praça do Idoso”, “Academia inclusiva ao ar livre”, “Rota Acessível”, entre outras.
O programa “Caraguá Acessível” recebeu o Prêmio Destaque na categoria governamental, concedido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso do Estado de São Paulo, em dezembro de 2012. E, neste mesmo mês, recebeu o Prêmio Selo Cidade Cidadã, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população (pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida).
Em abril do ano passado foi inaugurada a “Praça Sensorial Mitsuo Kashiura”. O espaço no bairro Cidade Jardim foi elaborado com paisagismo e recursos para estimulação e participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O projeto da praça foi premiado na área de acessibilidade, tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, no 5º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, realizado em São José dos Campos.
Em 2013, foram realizados o Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência (4ª edição); Semana de Valorização ao Idoso (2ª edição); 1ª Semana de Prevenção às Deficiências; 1º Concurso Miss e Mister Caraguá Melhor Idade; e o Campeonato Brasileiro e Paulista de Paratriathlon.
A secretaria também ofereceu capacitação em áreas distintas para servidores municipais e parceiros. Foram promovidos, gratuitamente, os cursos de Cuidador de Idosos em parceria com o Instituto Federal São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba; Transtorno do Espectro Autista; Prevenção de Quedas em Idosos; Normas Técnicas em Acessibilidade, Combate à Violência contra o Idoso; Conhecendo as Deficiências; Construção de Calçadas Acessíveis; Curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e Curso de Braille.
Em 2013, foi aprovada a Lei Municipal 2.074, que tem como meta a adequação das calçadas para garantir a mobilidade e acessibilidade a todos os cidadãos. O secretário adjunto, César Abboud, responsável pelas políticas de acessibilidade, disse que até o momento 600 projetos de adequação de passeios foram desenvolvidos pela secretaria, a partir da solicitação dos munícipes que tiveram suas calçadas notificadas. “Também foram feitos projetos e adaptações em edifícios públicos e de travessias adaptadas”, afirmou Abboud.
No período foi implantado o Cadastro da Pessoa com Deficiência e do Idoso, porta de entrada do cidadão para o acesso a programas e benefícios do Governo Municipal. O cadastro é uma ferramenta importante para a secretaria formular políticas públicas específicas, articulação e atendimento às necessidades individuais dos inscritos.
E, está em construção o Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. O projeto inovador contará com centro-dia, centro de convivência, central de preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho, complementando e ampliando as políticas de atendimento às necessidades desses dois segmentos da população.
Para a secretária da pasta, Ivy Monteiro Malerba, o sucesso em apenas dois anos de trabalho se deve à cumplicidade dos funcionários e à parceria com as demais secretarias, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso e variadas entidades da sociedade civil.
“Formamos uma equipe multidisciplinar, com profissionais estudiosos e dedicados, que trabalham afinados. Conquistamos muito em dois anos. Mas, olhando para frente, percebemos que ainda há muito por fazer. A construção é diária”, afirmou.
Convênios e Programas para o Idoso – Vila Vicentina de Caraguatatuba (abrigo);
Instituto Pró+Vida “São Sebastião” (Abrigo Pró+ Vida e Projeto Arte e Lazer Pró+ Vida); Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI); Vila Dignidade; e Programa Caraguá Cidade Amiga do Idoso
Contratos, Convênios e Programas para a Pessoa com Deficiência – Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD – Programa de Concessão de Tecnologia Assistiva); Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento (Equoterapia);
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE); Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (APONEC); Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (PAIEP – Goalball, Natação, Atletismo, Paratriatlon); Programa de Empregabilidade e Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência; Programa Passe Livre (isenção da tarifa no transporte municipal para pessoa com deficiência); e Carteira de isenção em eventos culturais e esportivos (Lei 1.575/2008 e Decreto 152/2012)
Serviço
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso
Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá – Tel. 3897-7043/7023 ou 0800-774-7055 www.facebook/caraguasepedi