Campanha segue até o dia 9 de maio em todas as Unidades de Saúde
Thereza Felipelli
Cerca de 14 mil. pessoas já foram vacinadas contra a gripe nas cidades do Litoral Norte durante a campanha de vacinação que teve seu “Dia D” neste último sábado. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B e o público-alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; idosos; portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
Em Ilhabela, de acordo com a Prefeitura, já foram aplicadas 166 doses. Em São Sebastião, em apenas cinco dias do início da vacinação contra a Influenza, a Secretaria de Saúde de São Sebastião garantiu a imunização de 2,5 mil pessoas, ou seja, 17,76% do público alvo da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que o município consiga imunizar pelo menos 80% desta população.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, até o momento, a maior adesão à vacinação está entre os idosos (1.272 doses aplicadas) e nas crianças (883 doses aplicadas).
Em Caraguatatuba, 5.275 pessoas foram vacinadas contra o vírus. Dentro deste grupo, o município atingiu 1.717 crianças menores de cinco anos, 255 trabalhadores de saúde, 249 gestantes, 45 puérperas e 3.009 idosos. Na cidade, a meta é vacinar 22.450 pessoas, 80% do grupo.
Segundo a Prefeitura, pacientes acamados em casa deverão ter a vacina domiciliar agendada na UBS mais próxima e pessoas com doenças crônicas só serão vacinadas mediante prescrição médica. De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde do município.
Já em Ubatuba, foram aplicadas 6.705 doses de vacina contra Influenza em seis dias de campanha, que representa 31% de cobertura vacinal para os grupos prioritários. Ainda restam aproximadamente 13 mil pessoas para serem vacinadas.
Doença
Considerada um problema de saúde pública a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diretamente as pessoas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de São Sebastião a transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar – a chamada transmissão direta – ou pelas mãos ou objetos contaminados – transmissão indireta -, quando entram em contato com olhos, boca, nariz.
Vacinação
A escolha destes grupos prioritários para a imunização segue uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sendo respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que tem como principal agente os vírus da gripe. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Após a aplicação da vacina pode ocorrer de forma rara, dor no local da injeção, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.
A campanha prossegue em toda a região te o dia 9 de maio, e pode ser feita de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde. Em Ilhabela, o horário de atendimento é das 8h às 16h30; Em São Sebastião e Caraguatatuba, sempre das 8h às 17h.
Foto:Arquivo