Evento contará com a presença do governador, Geraldo Alckmin
Leonardo Rodrigues
Os prefeitos das quatro cidades da região estarão presentes na cerimônia no Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga, quando o governador Geraldo Alckmin irá empossar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, nesta sexta-feira. O evento terá participação do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e dos prefeitos dos 39 municípios envolvidos, bem como representantes do Governo do Estado. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) avalia como de extrema importância a consolidação do conselho. Na ótica do chefe do Poder Executivo ilhéu, as reivindicações locais ganham força quando se for requerer apoio e ação do Estado. Toninho Colucci ressalta que temas como destinação de resíduos sólidos, hospital regional, mobilidade urbana, com os projetos de duplicação da rodovia dos Tamoios e as alças de acesso na SP-55, saneamento básico, entre outros, podem ter maior relevância na agenda do Governo do Estado. “Somando com outras cidades, grandes e pequenas, ganhamos maior força política na hora de reivindicar”, destaca Colucci.
Já o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos (PSDB ressalta que o conselho do RM do Vale e Litoral Norte foi um dos últimos a ser criado no Estado de São Paulo. Ele comenta que não tinha noção de importância dos conselhos, mas hoje acredita que o Litoral Norte sofreu perda de investimentos por não ter sido estruturado antes como região metropolitana. “O Litoral Norte perdeu muitos investimentos nesses últimos anos. A região precisa de infraestrutura”, avalia. Segundo ele, o único índice que teve melhora foi o saneamento básico, que apesar de não ser 100% na região, apresentou crescimento nos últimos anos.
Antônio Carlos elenca como maiores necessidades a construção do hospital regional e ações no sistema viário local, ao se referir a duplicação dos Tamoios e os contornos que liga Caraguá e São Sebastião.
Contudo, o chefe do Executivo de Caraguá demonstra também cautela quanto à eficácia do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Estou acreditando no que estão me falando”, pondera. Seguindo o tom ponderado, está o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, que também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap). Ele acredita que conselho da região metropolitana é mais um órgão para as prefeituras se organizarem e serem ouvidas, não apenas, no Governo doestado, mas também federal.
Ao ser questionado sobre os problemas, já antigos, do Litoral Norte, como destinação do lixo, saneamento, saúde e segurança púbica, Eduardo Cesar avalia que o conselho empossado hoje realizará uma cobrança mais efetiva, o que necessariamente não se reflete em soluções. “As chances de solucionar tais problemas dependem do governo. As soluções dependem de condições e vontade do Estado com a região”, analisa.
A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. Contudo, a assessoria de comunicação sebastianense confirmou a presença de Primazzi no evento de hoje.
RM Vale e LN
A RM Vale e Litoral Norte é composta pelos seguintes municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.