A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) segue prezando pela preservação ambiental, com a destinação correta de materiais reutilizáveis. Nesta terça-feira (14/4), mais de 3 mil lâmpadas fluorescentes foram destinadas a uma empresa especializada no gerenciamento e tratamento de resíduos industriais.
#PraCegoVer: Várias lâmpadas tubular juntas (Foto: Divulgação/PMC)
As lâmpadas são originárias de prédios públicos da Prefeitura, utilizadas em escolas, unidades de saúde, secretarias, entre outros. Para colaborar, com o meio ambiente, todas as secretarias destinam os materiais quebrados ou inutilizados à SMAAP e assim, é dada a destinação correta a esses resíduos.
Na empresa é adotado o procedimento de logística reversa, onde ocorre o processo de reciclagem industrial, separando o mineral do vidro.
O chefe de Meio Ambiente da SMAAP, Reinaldo Gomes Dias dos Santos explica que é importante destinar corretamente as lâmpadas sem uso, pois elas contêm materiais químicos, podem contaminar o meio ambiente.
Independente da coleta de resíduos de origem pública, a Prefeitura também incentiva à população, o descarte correto do resíduo residencial por meio da Coleta Seletiva e nos Ecopontos, instalados em três locais da cidade: Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu.