Será realizada nesta quarta-feira (8), a reunião ordinária mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Caraguatatuba, de forma virtual, a partir das 19h30. Um dos temas a ser debatido será o papel da Vizinhança Comunitária.
O Programa Vizinhança Solidária tem como objetivo incentivar ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam. Na prática, o programa é de adesão voluntária, aberto a qualquer pessoa e passível de ser implantado em qualquer comunidade com apoio da Polícia Militar.
O Programa Vizinhança Solidária proporciona mudança do cenário depressivo e hostil, onde os vizinhos se conhece ‘de vista’, num aumento vertiginoso da prevenção primária através do estreitamento das relações humanas das comunidades, o que permite que todos os membros de uma comunidade possam viver promovendo o bem uns dos outros e do que é para todos, construindo ambientes saudáveis, ocupando todos os espaços comuns, empoderando-se da cidadania por meio da sensação de pertencimento desenvolvida, para viver eticamente e em paz.
Também na pauta entrará em debate a forma para construir uma relação produtiva com a Prefeitura, a Câmara, o Poder Judiciário e o Ministério Público.
De acordo com o presidente do Conseg Caraguatatuba, Pedro Hirochi Toyota, é importante haver essa abertura cm os poderes públicos para discutir a questão da segurança local. Ele ainda faz o convite para que representantes desses órgãos que queiram participar da reunião, entre em contato para que possa enviar o link.
A reunião será transmitida pelo link https://www.facebook.com/consegcaragua, a partir das 19h30 desta quarta-feira.
O Conselho Comunitário de Segurança Caraguatatuba é a primeira unidade institucional dos Consegs do Estado de São Paulo, implantada no município em 9 de dezembro de 1983, por iniciativa do povo e adesão das Polícias Civil e Militar.